11 dias / 10 noites | Partida de Lisboa ou Porto, a 9 de junho de 2025.
Em 2025, vamos descobrir o melhor do Cáucaso e visitar três países incríveis - o Azerbeijão, a Geórgia e a Arménia. Da futurista Baku à tradicional Yerevan, passando por Tiblisi, na Geórgia, esta viagem tem todos os ingredientes para ser inesquecível. Teremos oportunidade de descobrir sobre a história, cultura, gastronomia e sobre a natureza deslumbrante destes três países da Ásia Central, com pequenos apontamentos que tornarão esta uma viagem absolutamente inesquecível! Propomos um programa de 11 dias, com 18 refeições incluídas e com acompanhamento de Guia Abreu. Partida de Lisboa ou Porto, a 9 de junho de 2025.
Comparência no aeroporto duas horas antes da partida. Formalidades de embarque e partida em avião com destino a Baku. Refeições e noite a bordo.
Chegada, assistência e transporte direto para o hotel para instalação. Pequeno-almoço. Tempo livre. Em hora a determinar, sairemos para visita da cidade de Baku. Situada nas margens do mar Cáspio. Começaremos pela Mesquita Bibi-Heybat, centro espiritual dos muçulmanos da região e um dos principais monumentos de arquitetura islâmica do Azerbeijão.
Almoço em restaurante local. Após a refeição, continuaremos a nossa visita pelo centro histórico da capital. Visitaremos vários edifícios históricos importantes, as ruínas de São Bartolomeu, o antigo Hamman, a famosa Torre da Donzela, as antigas mesquitas e o Palácio Shirvanshah. Continuaremos a fazer uma visita panorâmica de Baku. Caminharemos pelo Beco dos Mártires de onde temos uma panorâmica espantosa da baía de Baku. Jantar de boas-vindas com espetáculo folclórico em restaurante local. Regresso ao hotel. Alojamento.
Pequeno-almoço no hotel. De manhã saída com destino a Gobustan, zona protegida localizada a cerca de 60 kms de Baku. Classificada como património da UNESCO, encontramos mais de 7.000 rupestres, maioritariamente com cenas quotidianas e de caça, entre as quais algumas com mais de 25.000 anos. Prosseguiremos para visita aos vulcões de lama, uma das muitas belezas naturais do Azerbeijão. As assimetrias entre os vulcões conferem um efeito quase lunar à área. Regressamos a Baku para almoço em restaurante local. Após a refeição, saída com destino à Península de Absheron e daqui até Atashgah, o templo do fogo localizado na cidade de Sarukhan. É um local religioso e de culto, que contem uma combinação rara de elementos arquitetónicos persas, indianos e caucasianos assim como várias inscrições em várias línguas como o persa e o sânscrito. Regresso a Baku. Faremos uma breve paragem no centro cultural projetado por Zaha Hadid, com um admirável arquitectura futurista. Jantar no hotel. Alojamento.
Pequeno-almoço no hotel. Manhã livre para desfrutar da bonita cidade de Baku. Almoço em restaurante local. Tempo livre. Em hora a determinar, transporte para o aeroporto de Baku. Formalidades de embarque e partida com destino a Tiblisi, na Geórgia. Chegada, assistência e transporte para o hotel para instalação. Jantar e alojamento.
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a determinar localmente, saída para visita da bela capital da Geórgia. Teremos algumas horas para explorar esta cidade multiétnica e religiosa, construída no séc. V ao longo do vale do rio Mtkvari. Aqui encontramos uma profusão de igrejas ortodoxas gregorianas, católicas romanas, sinagogas e mesquitas, fruto do passado e dos povos que por aqui passaram.
O nosso passeio inicia-se com visita à igreja medieval de Metekhi (séc. XIII) e de seguida percorreremos o centro histórico, explorando as ruelas e os edifícios típicos da cidade que lhe conferem uma personalidade própria. Visitaremos também a sinagoga, a Catedral Sioni (séc. XIII) e a Basílica de Anchiskhati (séc. VI). Daqui subiremos até à fortaleza de Narikala, donde temos uma panorâmica fantástica da cidade velha. Continuaremos a explorar o bairro dos banhos de enxofre, bem ao estilo oriental. Almoço em restaurante local.
Após a refeição, visitaremos o Museu Nacional, com uma renomada sala de ourivesaria com artefactos datados do III milénio a.C. Por fim, terminaremos este nosso passeio na avenida principal de Rustaveli com destaque para o Parlamento, o Teatro da Ópera e Ballet de Tiblisi. À noite, teremos um jantar de boas-vindas com espetáculo folclórico num restaurante local. Regresso ao hotel. Alojamento.
Pequeno-almoço no hotel. Após a refeição, saída com destino à fronteira com a Arménia. Cerca das 9h30, encontro na fronteira para formalidades alfandegárias. Daqui, teremos como destino final a cidade de Yerevan. Ao longo do caminho teremos oportunidade de visitar um monumento único da arquitectura arménia dos sécs. X a XIV, o HaghPat. Classificado como património da Humanidade pela UNESCO, é considerado um dos patrimónios culturais e arquitetónicos mais importantes do país. Destacamos ainda a igreja de Santa Cruz, o edifício mais antigo que aqui encontramos e na sua abside sobrevive um fresco de Cristo Pantocrator. Almoço em restaurante local.
De seguida, visitaremos o mosteiro Goshavank, importante edifício datado dos sécs. XII/XIII, situado na vila de Gosh. Prosseguimos a viagem até Dilijan, uma charmosa cidade situada na província de Tavush, na região nordeste da Arménia. Dilijan, carinhosamente apelidada como "pequena Suíça da Arménia" é conhecida pela sua beleza natural e atmosfera tranquila. Passaremos pelo lago Sevan, um dos maiores lagos alpinos do mundo. Aqui, o azul incrível do lago e o cenário envolvente são apenas dois motivos para desfrutar da impressionante paisagem da natureza. Visitaremos ainda o mosteiro de Sevanavank, importante monumento datado do ano 874.
Continuaremos para Yerevan onde chegaremos ao final da tarde para instalação no hotel. Jantar incluído. Alojamento.
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a determinar localmente, saída com destino a Khor Virap. A cerca de 45 kms de Yerevan, encontramos o Mosteiro Khor Virap, complexo com várias influências arquitetónicas dos sécs. IV ao XVII. Fica localizado no Vale de Ararat, em frente ao famoso monte bíblico Ararat, símbolo nacional da Arménia. É um dos lugares mais sagrados para os arménios por ter sido aqui que São Gregório, o Iluminador esteve preso durante 13 anos pelo rei pagão, Tridates III, que São Gregório viria a converter ao cristianismo tornando a Arménia a primeira nação a adotar o cristianismo como religião oficial. Almoço em restaurante local.
Continuaremos para Zvartnots. Visitaremos a catedral, Património Mundial da UNESCO. A construção da catedral iniciou-se em 642, dedicada a São Gregório. Continuaremos as visitas desta feita até Etchmiadzin, onde visitaremos a Igreja de São Hripsine, considerada uma das 7 Maravilhas da Arménia, seguido da Catedral de Etchmiadzin, construção datada de 301 a 303 DC e uma das mais antigas igrejas cristãs do mundo.
Regresso a Yerevan onde faremos uma visita panorâmica. A história da cidade remonta ao séc. VIII aC todavia apenas encontramos alguns resquícios deste tempo numa parte pequena da cidade. O centro de Yerevan é também dominado por enormes edifícios de estilo soviético, que atualmente se misturam com um estilo mais moderno. Não deixa, no entanto, de ser uma capital riquíssima, com destaque para a Praça da República (em estilo tradicional arménio e o centro nevrálgico da cidade), a Casa do Governo, o Ministério das Relações exteriores, o Correio Central e a Galeria Nacional de Arte. Destacamos ainda a "Estátua do Gato", obra do famoso escultor Fernando Bolero, a Ópera, o Parque Victoria, a Ponte Kievyan, Avenida Baghramyan, Residência do Presidente, Academia de Ciências, o Parlamento Nacional, o Sindicato dos Escritores e tantos outros. E claro, imperdível é a subida ao Museu de Arte Moderna. É um edifício impressionante e de onde conseguirá ter uma panorâmica da cidade. Jantar em restaurante local. Regresso ao hotel. Alojamento.
Pequeno-almoço no hotel. De a manhã, saída para visita ao templo de Garni. Trata-se de um impressionante templo clássico helénico, construído no séc. I pelo rei arménio Tridates, dedicado a um deus pagão, provavelmente Mitra, o deus do sol que estava representado no fundo do santuário. A nordeste de Garni encontramos um magnífico monumento de arquitetura medieval arménia, o Mosteiro de Geghard. Classificado como património mundial da UNESCO, Geghard é também conhecido como "Mosteiro da Lança" uma vez que se crê que a lança que feriu Jesus durante a crucificação foi supostamente trazida para a Arménia pelo apóstolo Judas Tadeu. Atualmente, a lança faz parte do tesouro de Etchmiadzin. O mosteiro de Geghard é um complexo grande, construído antes do séc. IV, sendo a sua catedral datada de 1215. Nos arredores do complexo, encontramos algumas grutas bastante interessantes.
Almoço incluído numa casa local onde teremos oportunidade de assistir à confeção do pão arménio "lavash". A preparação tradicional do "lavash" foi também classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Continuaremos para Gyumri para instalação no hotel. Jantar em restaurante local. Alojamento.
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, saída para visita da cidade de Gyumri. Aprenderemos um pouco sobre a história e arquitetura únicas dos sécs. XVII e XIX que compõem a cidade, assim como a sua atmosfera única e vibrante. Continuaremos a viagem e chegaremos à fronteira cerca das 12h00. Formalidades alfandegárias e continuação para Vardzia, em território georgiano. Almoço em restaurante local.
Este será o ponto alto do dia e terá oportunidade de visitar o enorme complexo rochoso de cavernas e túneis, que se estende por mais de 500 metros ao longo da encosta da montanha. Uma visão absolutamente arrebatadora! Almoço em casa local. Após a refeição, faremos uma breve paragem para visita ao exterior da Fortaleza Khertvisi, edifício datado do séc. X e uma das mais antigas da Geórgia. Prosseguiremos para Akhaltsikhe. Instalação, jantar e alojamento no hotel.
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, saída para a região de Shida Karti. Faremos uma paragem em Borjomi, uma importante estância termal georgiana, inserida no maior parque nacional da Geórgia. Daqui, prosseguiremos para Gori, a principal cidade desta região e foi aqui que nasceu Stalin. Nos arredores de Gori encontramos um dos mais importantes e proeminentes monumentos da Rota da Seda, a antiga cidade-caverna de Uplistsike. Aqui encontraremos diversas estruturas datadas do II milénio aC tais como um teatro, templo pagão e vários palácios. Almoço em restaurante local.
Após a refeição continuaremos para a cidade de Mtskheta, outrora capital do Reino da Geórgia, classificada como Património da UNESCO. Teremos a oportunidade de visitar a Igreja Jvari, monumento do séc. VI, construída no local onde São Nino ergueu uma cruz de madeira como forma de celebração pela conversão da Península Ibérica ao Cristianismo. Esta igreja teve um impacto tremendo no desenvolvimento da arquitectura georgiana e serviu de modelo para tantas outras existentes no país. Visitaremos a catedral mais sagrada da Geórgia, Svetitskhoveli, que é também um dos mais importantes monumentos culturais, artísticos e arquitetónicos do país. À tarde, chegaremos a Tiblisi. Jantar em restaurante local. Alojamento.
De madrugada, saída para o aeroporto internacional de Tiblisi. Formalidades de embarque e partida com destino a Lisboa ou Porto. Chegada.
Passagem aérea para o percurso Lisboa ou Porto/Baku - Tiblisi/Lisboa ou Porto
Taxas de aeroporto, segurança e combustível no valor de € 331 sujeitas a alteração até à emissão do bilhete
Transporte aeroporto/hotel/aeroporto
10 noites de estadia em regime de alojamento e pequeno-almoço
18 refeições
Passagem aérea em classe turística para o percurso Baku/Tiblisi
Visitas com guia local em idioma espanhol
Entradas nos monumentos especificados no itinerário
Acompanhamento durante toda a viagem por um guia Abreu.
Taxas hoteleiras, de serviço e IVA
Seguro de viagem com PVFM (perturbação de viagem por motivos de força maior).
Passaporte
Bebidas às refeições
Refeições não mencionadas no itinerário como incluídas
Serviço de bagageiros
Gratificações ao guia e motorista
Despesas de reserva por processo e não por pessoa
Extras de caráter pessoal e tudo o que não estiver especificado como incluído.
Hotéis previstos (ou similares), na categoria primeira:
Baku: Baku Central Park (4 estrelas)
Tiblisi: Tiblisi Gallery Palace (4 estrelas)
Akhaltsikhe: Akhaltsikhe Inn (4 estrelas)
Yerevan: Hayasa Hotel (4 estrelas)
Gyumri: Plaza Viktoria (3 estrelas)
Informações importantes:
- Estas viagens serão realizadas em grupo privado e exclusivo, com um mínimo de 20 participantes, e com acompanhamento de Guia Abreu durante toda a viagem
- Será necessário apresentar uma cópia do seu passaporte no ato da reserva
- O voo Baku/Tiblisi será reservado e emitido previamente. Após a sua emissão, os gastos inerentes a este serviço serão totais.
- Cada passageiro tem direito ao transporte de 1 mala apenas (até 23kg)
- Por motivos operacionais poderá haver necessidade de trocar a ordem das visitas
Política de cancelamento:
Até 61 dias antes da data de partida, não haverá gastos
Entre 60 e 31 dias da data de partida - penalização de 50% do valor do pacote
A menos de 30 dias da data de partida - gastos totais.