11 dias / 9 noites | Partidas de Lisboa ou Porto, de 1 de abril a 20 de dezembro de 2025.
Algo muda no íntimo de quem visita o Nepal e o Butão. Dois países que partilham o que os une e diferencia.
Talvez seja a perspetiva única que se tem quando se chega ao topo do mundo, ou a paz que invade o seu corpo e liberta a sua mente enquanto contempla as bandeiras coloridas a ondular ao sabor do vento.
Um encontro invulgar entre aventura, natureza, misticismo e tradição aguarda aqueles que procuram ascender para lá das nuvens.
Partidas de Lisboa ou Porto, de 1 de abril a 20 de dezembro de 2025.
Comparência no aeroporto três horas antes da partida. Formalidades de embarque e partida em avião com destino a Kathmandu. Refeições e noite a bordo.
Chegada ao aeroporto de Kathmandu e transporte ao hotel. Instalação e alojamento. Kathmandu: A capital do Nepal continua a ser uma cidade fascinante nas ruas principais que ligam a Praça Dur-bar a Thamel. Atualmente, Katmandu tem uma população de aproximadamente 300.000 habitantes e está situ-ada num vale com um clima subtropical agradável.
Pequeno-almoço. De manhã, visita a Katmandu e ao Templo Swambhunath. Diz-se que este stupa tem cerca de 2000 anos. A estrutura principal é composta por um hemisfério de tijolos e terra, que suporta uma espiral cónica com um pináculo de cobre. Pintados nos quatro lados da base da espiral estão os olhos omniscientes de Buda. Toda esta área está rodeada de pequenos stupas e templos. É um dos melhores locais para con-templar toda a cidade de Kathmandu. Durante o passeio visitará: O Templo da Deusa Viva, o Templo Kashthamandap, de onde provém o nome Katmandu (crê-se que este templo foi construído com a madeira do tronco de uma única árvore); Praça Dur-bar, com o seu complexo de templos dominado pelo palácio Hanuman Dhoka (antigo palácio da realeza ne-palesa). De tarde, vista de Patan, também conhecida por Lalitpur, é a cidade das belas-artes. Encontra-se rodeado por quatro stupas construídos no século III a.C. pelo Imperador Ashok. Durante a visita, poderá ver: Praça Dur-bar, Patan Durbar com a sua coleção de estátuas de bronze, Templo Krishna, construído pelo Rei Siddhi Nar-sing Malla, Templo Hiranya Varna Mahabihar e o Templo Mahabuda. Transporte ao hotel. Alojamento.
Pequeno-almoço. Hoje visitaremos Bhadgaon ou Bhaktapur e Boudnath. Bhaktapur ou Bhadgaon situa-se a cerca de 20km a leste de Kathmandu e fica a cerca de 30 minutos de car-ro. Bhaktapur é outra cidade Newar fundada no século IX. A Praça Bhaktapur Durbar está localizada no cen-tro. Bhaktapur dispõe de pátios palacianos e um centro histórico mais bem preservados do Nepal, e é considera-da Património Mundial da UNESCO pelas suas ricas obras culturais, artísticas e de madeira, metal e pedra. Boudnath - fica a 6km a leste de Katmandu e é o principal centro de exílio tibetano no Nepal, concentrado em torno do imenso stupa, o maior do país. Este é também o segundo santuário budista mais importante depois de Swayambhunath. Além do stupa, existem mais seis mosteiros tibetanos ou gompas. Mais uma vez, não se sabe a que século remontam as suas origens, mas pensa-se que datam de meados do século VII. Em torno da base giram cerca de 800 cilindros ou rodas de oração com a inscrição do mantra tibetano "Om mani padme hum", e estão agrupados em quatro ou cinco distribuídos por 147 nichos. Estão também embutidas na base 108 imagens do Buda Dhyani Amitabha, uma divindade budista da nossa era.
Em hora a combinar localmente, transporte ao aeroporto de Kathmandu para embarque em voo com destino a Paro (Butão). Chegada, assistência e transporte até Thimpu (cerca de 55 km / 1 hora). Pelo caminho, visita a Simtokha Dzong, a antiga fortaleza do Reino que atualmente abriga a Escola de Estudos Religiosos e Culturais. Visita ao National Memorial Chorten cuja construção foi concluída em 1974. Thimpu a cidade capital do Butão e o centro do governo, da religião e do comércio, é uma cidade única com uma mistura invulgar de desenvolvimento moderno juntamente com tradições antigas. Com uma população de cerca de 90.000 habitantes, é talvez a única cidade do mundo sem semáforos. Após o almoço em restaurante local, início de um passeio exploratório pela rua principal de Thimphu e pela zona do mercado. Visita também ao Bazar de Artesanato local para explorar exemplos das belas-artes tradicionais do Butão. Aqui pode comprar tecidos elaborados à mão, pinturas de Thangkha, máscaras, cerâmica, esculturas em ardósia e madeira, joias, artigos interessantes feitos a partir de materiais locais. Jantar e alojamento.
Após o pequeno-almoço, visita a Buddha Point e continuação pelo Trilho Natural de Budha. - Changangkha Lhankhang - Almoço em restaurante turístico - Viagem de carro até Pangri Zampa - Correios do Butão - Fábrica de papel tradicional - Tashchho Dzong - Jantar e alojamento no hotel em Thimphu Após o pequeno-almoço, visita a Buddha Point (Kuensel Phodrang). Localizado a uma curta distância de car-ro do centro da cidade de Thimphu, os visitantes podem ter uma boa vista geral do vale de Thimphu a partir do ponto de Buda (KuenselPhodrang). Pode prestar homenagem e oferecer orações ao Buda, a maior estátua do país, e depois caminhar e espreitar o vale. Continuamos para o "Comboio da Natureza de Buda" de Buddha Point até Changangkha Lhakhang (caminha-da fácil de 02 horas). A caminhada de Buddhapoint até Changangkha Lhakhang é a mais popular para ver os habitantes do Butão e, ao mesmo tempo, tomar um banho de floresta. Ao chegar ao trilho, será recebido por milhares de bandeiras de oração e recebido por uma floresta intocada de pinheiros, bétulas e rododendros. Se tiver sorte, poderá encontrar alguns faisões selvagens e perdizes. O trilho está bem conservado e em al-guns pontos ao longo do mesmo existem gazebos de onde se pode ter uma vista espetacular do vale de Thimphu, terminando em Changangkha Lhakhang. Changangkha Lhakhang, é um templo-fortaleza e escola monástica situado no topo de uma colina acima de Thimphu, a sul de Motithang. O templo foi estabelecido no século XII num local escolhido por Lama Pha-joDrugomShigpo, que veio do Tibete. A estátua central aqui é Chenrezig numa manifestação com 11 cabeças. Do pátio do templo, há uma vista fascinante do vale de Thimphu. Após o almoço, faremos um pequeno passeio de carro (15 km) até Pangri Zampa, um dos mosteiros mais antigos do Butão do século XVI, localizado a norte de Thimphu. Eis uma escola monástica onde os monges estudantes budistas aprendem lamaísmo e astrologia com base na filosofia budista. Seguimos com a visita aos Correios do Butão e a uma fábrica tradicional de papel. À noite, visita a Trashichoedzong: esta impressionante fortaleza/mosteiro alberga o edifício do Secretariado, a sala do trono de Sua Majestade, o Rei, e vários escritórios governamentais. É também a residência de verão do Abade Chefe e do corpo central de monges. Instalação e alojamento em Thimphu.
Pequeno-almoço. Partida de manhã cedo em direção a Punakha, passando pelo desfiladeiro de Dochu-la com 3.088m com uma breve paragem para admirar o Stupa e as bandeiras de oração colocadas no ponto mais alto da estrada. Se o céu estiver limpo, podemos ver o pico mais alto dos Himalaias em todo o seu esplendor. Ao longo do percurso, poderemos ver alguns dos picos mais altos. Pelo caminho, visita ao Mosteiro Chimi Lhakhang. Almoço em restaurante local. Continuação da viagem para Punakha, que era, antes de Timphu, a capital de inverno do país devido ao seu clima mais ameno. Visita ao Punakha Dzong, construído em 1637 na junção dos rios Phuchu e Mochu. Jantar e alojamento no hotel.
Após o pequeno-almoço, check-out do hotel. Condução até Paro (120 km / 4h30) - No caminho, visita a Simi-tokha Dzong - Almoço no restaurante de um hotel em Thimphu. Em seguida e ao chegar a Paro, visita a Ta Dzong - Rinpung Dzong - Jantar e alojamento no hotel em Paro. Após o pequeno-almoço, check-out do hotel e partida até Paro pela autoestrada panorâmica. No caminho visita a SimtokhaDzong, a fortaleza mais antiga do país construída em 1627, que é hoje em dia a Escola de Estudos Budistas. Ao chegar a Paro, check-in no hotel. Após o almoço, prossiga para visitar Ta Dzong, origi-nalmente construída como Torre de Vigia, que agora alberga o Museu Nacional. A extensa coleção inclui pin-turas antigas de Thangkha, tecidos, armas e armaduras, objetos domésticos e uma rica variedade de artefac-tos naturais e históricos. Continuação da visita a Ta Dzong imediatamente seguida de uma curta caminhada pelo trilho para visitar Rinpung Dzong (ParoDzong), que significa ("fortaleza do monte de joias"), que tem uma longa e fascinante história. Ao longo das galerias de madeira que revestem o pátio interior, encontram-se belas pinturas murais que ilustram a tradição budista, como quatro amigos, o velho de longa vida, a roda da vida, cenas da vida de Milarepa, Monte. Sumeru e outras Mandalas cósmicas. Instalação e alojamento em Paro.
Após o pequeno-almoço, caminhada até ao Ninho do Tigre. Almoço e visita a Drugyal Dzong - Kyichu Lhakhang. Jantar e alojamento no hotel em Paro. Após o pequeno-almoço excursão ao Mosteiro Taktshang ou Ninho do Tigre (aproximadamente 5 horas de caminhada): É um dos mais famosos mosteiros do Butão, situado na encosta de um penhasco a 900m acima do vale de Paro. Diz-se que Guru Rinpoche chegou aqui nas costas de uma fêmea de tigre e meditou neste mosteiro e por isso é chamado de "Ninho do Tigre". Este local foi reconhecido como um lugar sagrado e visi-tado por Shabdrung Ngawang Namgyal em 1646, sendo agora visitado por todos os butaneses pelo menos uma vez na vida. A 19 de abril de 1998, um incêndio danificou gravemente a estrutura principal do edifício, mas agora esta joia butanesa foi restaurada no seu esplendor original. De tarde, viagem até Drukgyel Dzong, uma fortaleza em ruínas onde guerreiros butaneses lutaram contra invasores tibetanos há séculos. O domo nevado do sagrado Chomolhari, "montanha da deusa'' pode ser visto em toda a sua glória a partir da estrada de acesso ao Dzong. À noite, visita ao Kyichu Lhakhang do século VII, um dos 108 templos construídos nos Himalaias pelo rei tibetano Songtsen Gampo. A construção deste templo marca a introdução do budismo no Butão. Alojamento no hotel.
Após o pequeno-almoço e em hora a combinar, transporte para o aeroporto de Paro. Partida com destino a Kathmandu. Chegada e transporte ao hotel. Instalação e alojamento.
Após o pequeno-almoço e em hora a combinar, transporte para o aeroporto para formalidades de embarque. Partida com destino a Lisboa ou Porto. Chegada.
Passagem aérea para o percurso Lisboa ou Porto/Kathmandu/Lisboa ou Porto;
Taxas de aeroporto, segurança e combustível no valor de € 410 (sujeitas a alteração);
9 noites de estadia em regime de alojamento e pequeno-almoço;
10 refeições;
Visitas previstas no itinerário com acompanhamento de guia local em idioma inglês;
Entradas nos monumentos especificados no itinerário;
Taxas hoteleiras, de serviço e IVA;
Seguro de viagem + PVFM.
Passaporte e/ou Visto
Bebidas às refeições
Almoços e jantares não mencionados no programa
Gratificações aos guias e motoristas
Despesas de reservas por processo e não por pessoa
Extras de caráter pessoal e tudo o que não estiver especificado como incluído.
Hotéis previstos (ou similares), na categoria C (Standard):
Kathmandu: Comfort / Nomad
Thimpu: Thimpu Residency
Paro: Pema Karpo
Punakha: Mandala
Hotéis previstos (ou similares), na categoria B (Superior):
Kathmandu: Shankar / Shambala
Thimpu: Ariya
Paro: RKPO
Punakha: Tashi Namgay
Hotéis previstos (ou similares), na categoria A (Deluxe):
Kathmandu: Hyatt Centric
Thimpu: Dusit 2
Paro: Le Meridien
Punakha: Dhensa
Notas importantes:
- Os nossos preços são válidos para um mínimo de 2 participantes. Se viaja sozinho, poderá ter de pagar um suplemento. Por favor, consulte-nos
- Este programa é operado em serviço regular, ou seja, os serviços (transferes, visitas e guias) são partilhados com outros clientes de diferentes nacionalidades
- As categorias hoteleiras são atribuídas pelos próprios países. Em alguns casos poderão divergir dos padrões europeus
- Por motivos operacionais poderá haver necessidade de trocar a ordem das visitas ou suprimir algumas substituindo-as por outras
- Os quartos triplos são quartos duplos onde é colocada uma cama extra, por vezes mais pequena que as camas normais, sendo esta recomendada mais para crianças ou adolescentes
- Os voos domésticos (assim como o seu valor que serviu de base ao programa) encontram-se incluídos no pacote. No entanto, os mesmos terão de ser reservados aquando da efetivação da reserva. A reserva destes voos será feita pelo nosso recetivo local e requer cópias dos passaportes. As tarifas são dinâmicas pelo que qualquer suplemento que exista para este percurso de voos será informado por nós após a reserva dos mesmos. As tarifas podem sofrer alteração até que os bilhetes sejam emitidos. Uma vez emitidos não será possível alterar e em caso de cancelamento não terá reembolso
Política de cancelamento:
Voos internacionais:
Depois de emitidos os bilhetes, a penalização será de acordo com as regras da tarifa reservada
Serviços terrestres:
A mais de 65 dias da partida, não haverá gastos
Entre 64 e 32 dias da partida - 50% de gastos
A menos de 31 dias da partida - gastos totais