s Agência Abreu | Férias, Viagens, Voos e Hotel

Por favor aguarde enquanto
processamos o seu pedido

Vamos à Etiópia - Especial Festival Timkat - Guia Exclusivo Abreu

Janeiro de 2026

11 dias / 9 noites | Partida única de Lisboa a 16 de janeiro de 2026

Viva um dos mais emocionantes e espirituais eventos da Etiópia - o Festival Timkat!

Durante três dias, o país mergulha numa celebração vibrante do batismo de Jesus, com procissões solenes, cânticos ancestrais e rituais sagrados que unem fé, cor e tradição.

Assista à impressionante marcha dos sacerdotes com cruzes nas mãos, envoltos em vestes cerimoniais, ao som dos tambores e das orações. Acompanhe a procissão do Tabot, participe nas missas noturnas e sinta a energia única do momento em que a multidão é abençoada com água benta.

No último dia, a celebração continua com homenagens a São Miguel e à transformação da água em vinho em Caná da Galileia. Uma experiência mística e cultural que revela a alma da Etiópia.

O nosso programa oferece-lhe, nesta viagem de 10 dias, uma visão privilegiada deste festival inesquecível!


Partida única de Lisboa a 16 de janeiro de 2026.

desde
4.691 €
por pessoa

Valor desde apresentado, por pessoa em ocupação dupla, para partidas: a 16/01/2026

Itinerário detalhado

Comparência no aeroporto três horas antes da partida. Formalidades de embarque e partida em voo regular com destino a Addis Abeba. Chegada, encontro com o seu guia em idioma espanhol e transporte ao hotel. Alojamento. Adis Abeba, a capital e maior cidade da Etiópia, está localizada no centro do país, a uma altitude entre 2.100 e 2.300 metros acima do nível do mar, sendo assim uma das capitais mais altas do mundo. O nome "Adis Abeba" significa "flor nova" em amárico. Esta cidade vibrante conta com museus de grande interesse e abriga o "Mercato", um dos maiores mercados ao ar livre de África. Além disso, Adis Abeba é considerada o centro diplomático de África, acolhendo a sede da Organização da Unidade Africana e da Comissão Económica das Nações Unidas para África.

Pequeno-almoço. Esta manhã será transferido do seu hotel para o aeroporto de Adis Abeba para embarque em voo regular para Bahir Dar. Bahir Dar, cujo nome significa "junto ao mar", é uma das cidades mais bem planeadas da Etiópia e classifica-se como a terceira maior do país, sendo muitas vezes considerada a mais pitoresca. Capital da região de Amhara, a cidade é conhecida pelos seus mosteiros históricos, acolhedores lodges, animados mercados de peixe e magníficos lagos, entre os quais se destaca as famosas Quedas do Nilo Azul. O Lago Tana, o maior lago da Etiópia, com uma área de 3.600 km², é também a nascente do Nilo Azul. O lago possui 37 ilhas, das quais 20 acolhem mosteiros que se acredita remontarem ao século XIV. Estas ilhas são ricas em história etíope antiga e guardam artefactos da Igreja Ortodoxa Etíope, bem como locais de sepultura de antigos imperadores do Império Etíope. Após a chegada e check-in no hotel, o primeiro destino será o Lago Tana. Uma das ilhas a visitar é o estimado mosteiro "Ura Kidane Mehret". Se o tempo permitir, poderá também visitar o mosteiro "Azwa Mariam", ambos célebres pelos seus antigos manuscritos, pinturas artísticas, cruzes e artefactos. Almoço durante o percurso. Transporte ao hotel para jantar e alojamento.

Após o pequeno-almoço, partiremos de carro em direção a Gondar, percorrendo uma distância de 185km em aproximadamente 3h00. Gondar, antiga capital imperial da Etiópia, foi fundada em 1636 pelo Imperador Fassiledes. A cidade distingue-se pela sua arquitetura medieval, com inúmeros castelos e igrejas construídos pelo Imperador e pelos seus sucessores. Durante a visita, destacam-se o imponente Castelo de Fassiledes e os Banhos de Fassiledes, outrora considerados a grande piscina do Imperador. Atualmente, os Banhos de Fassiledes servem como local de batismo, simbolizando as águas sagradas do Rio Jordão, em Israel, onde Jesus Cristo foi batizado. Todos os anos, a 19 de janeiro, durante a celebração do Timket (Epifania), centenas de participantes mergulham nestas águas para realizar os seus batismos. Almoço durante o percurso. De tarde, terá ainda a oportunidade de assistir à cerimónia da véspera do Timkat, conhecida como Ketera, na qual os sacerdotes exibem os Tabots, réplicas da Arca da Aliança original. Jantar e alojamento.

Pequeno-almoço. De manhã, fará novamente a caminhada até ao "Taboat Maderia" para assistir à cerimónia de batismo matinal. A água, que simboliza o Rio Jordão, é abençoada pelo sacerdote, que mergulha uma cruz dourada e apaga uma vela consagrada acesa sobre o altar. Em seguida, ele asperge a água sobre a congregação reunida, em memória do batismo de Cristo. Após a cerimónia, os Tabots iniciam o regresso às respetivas igrejas, acompanhados por festas, cânticos e danças, que prosseguem durante todo o trajeto até às igrejas. Almoço durante o percurso. De tarde, visitará a Igreja de Debre Birhan Selassie, classificada como Património Mundial da UNESCO, construída no final do século XVIII por Iyasu I, neto do Imperador Fassiledes. As suas paredes e tetos estão decorados com inúmeras filas de querubins alados, simbolizando a omnipresença de Deus. Após a visita, e depois do jantar, terá a oportunidade de assistir a uma apresentação de Eskesta, a dança tradicional pela qual Gondar é especialmente conhecida.

Após o pequeno-almoço, iniciará uma viagem de cerca de 2h00 até às Montanhas Simien, percorrendo uma distância de 210 km. A impressionante topografia das Montanhas Simien é resultado da atividade vulcânica e encontra-se classificada como Património Mundial da UNESCO, sendo conhecida pela sua notável diversidade botânica e rica fauna, que inclui o Íbex-de-Walia e os babuínos Chelada (também chamados "de coração sangrante"). A primeira paragem do percurso será no miradouro de Kosoye, de onde poderá apreciar a paisagem deslumbrante. Seguidamente, continuará até Debarq, porta de entrada principal do parque, onde lhe será atribuído um guarda-florestal que acompanhará a visita. Depois, seguirá até ao miradouro de Buyit Ras, antes de saborear um piquenique junto às Quedas de Jimbar. Almoço durante o percurso. Por fim, visitará Sankaber, o primeiro acampamento das Montanhas Simien, conhecido por oferecer algumas das paisagens montanhosas mais impressionantes da Etiópia. Este é também um local privilegiado para observar os babuínos Chelada e estudar os seus hábitos de procura de alimento. Poderá ainda realizar uma curta caminhada até uma cascata próxima (note, porém, que o terreno pode ser irregular). Estas montanhas são frequentemente designadas como o "Tecto de África", devido à sua elevada altitude, situando-se a 3.260 metros (10.722 pés). É aconselhável levar roupa quente, pois as temperaturas nesta região podem ser bastante baixas. Após a visita, transporte ao hotel. Jantar e alojamento.

Tome um reforçado pequeno-almoço e aproveite o seu último dia nas Montanhas Simien. Durante a tarde, fará a viagem de regresso a Gondar. Almoço e jantar incluídos neste dia. Instalação e alojamento no hotel.

Após o pequeno-almoço, será transportado para o aeroporto para partir em voo regular para Lalibela. À chegada, uma curta viagem de aproximadamente 40 minutos levá-lo-á até à cidade, onde poderá efetuar o check-in no hotel antes de iniciar a sua exploração de Lalibela. Esta pitoresca cidade é célebre pelos seus notáveis locais sagrados, que incluem onze igrejas medievais escavadas na rocha, todas elas minuciosamente talhadas a partir de um único bloco de pedra. Lalibela, frequentemente apelidada de "Nova Jerusalém", foi construída no século XII pelo Rei Lalibela com assistência divina e é reconhecida como Património Mundial da UNESCO. As onze igrejas impressionam pela sua dimensão, muitas delas com mais de 10 m de altura. Escavadas abaixo do nível do solo, são rodeadas por trincheiras e pátios, adornadas com túmulos em pedra e celas de eremitas, interligadas por uma complexa rede de túneis e passagens. Acredita-se que tenham pelo menos 200 anos e estão organizadas em dois grupos distintos, acessíveis a pé (ter em atenção que os degraus podem ser irregulares, exigindo alguma agilidade para os percorrer). Terá a oportunidade de visitar as magníficas igrejas escavadas na rocha de Lalibela, muitas vezes descritas como a "Oitava Maravilha do Mundo". Esculpidas em rocha sólida entre os anos 800 e 1200, continuam a ser locais ativos de culto. Após o almoço, seguirá para o grupo noroeste de igrejas, que inclui Bet Medhane Alem, Bet Maryam, Bet Meskel, Bet Danaghel, Bet Debre Sina e Bet Golgotha. No itinerário está também a igreja monolítica isolada de Bet Giyorgis (Igreja de São Jorge). Bet Medhane Alem é considerada a maior das igrejas escavadas na rocha. Durante o percurso poderá assistir a uma tradicional cerimónia de café. A cerimónia do café etíope é um elemento vital da vida social e cultural, representando um importante ritual transmitido de geração em geração. Receber um convite para participar numa cerimónia de café é um sinal de amizade e respeito, refletindo a calorosa hospitalidade do povo etíope. Transporte ao hotel. Jantar e alojamento.

Pequeno-almoço no hotel. Hoje será transportado para o aeroporto de Lalibela para partida em voo regular com destino a Adis Abeba. Após a chegada, passeio panorâmico pela cidade antes do transporte para o hotel. A visita começará no Museu Nacional de Arqueologia, considerado um dos mais importantes da África Subsariana. Aqui encontra-se o fóssil com 3,5 milhões de anos de "Lucy", acreditada como um dos ancestrais comuns da humanidade. O museu reúne ainda inúmeros artefactos antigos que destacam o estatuto da Etiópia como "Berço da Humanidade". A secção histórica apresenta trajes reais, armas e retratos de reis e heróis de guerra. Em seguida, visitará o Museu Etnográfico, dividido em duas grandes áreas dedicadas ao artesanato local e às diversas regiões e povos da Etiópia. É um excelente ponto de partida para compreender a riqueza étnica do país. A coleção inclui cruzes religiosas, trípticos, murais, bem como o quarto e a casa de banho de Haile Selassie, o último imperador da Etiópia. Daqui seguirá para a Catedral de São Jorge (Giorgis), situada no extremo norte da Churchill Road. De arquitetura tradicional octogonal, foi construída em 1896 para comemorar a vitória etíope sobre a Itália na Batalha de Adwa. No seu interior encontram-se obras de Afewerk Tekle, um renomado artista etíope famoso pelos vitrais do Africa Hall, além de um pequeno museu no recinto. Almoço durante as visitas. Após o passeio, regressará ao hotel para jantar e alojamento.

Após o pequeno-almoço, será transferido para o aeroporto para partida em voo regular com destino a Axum. À chegada a Axum, check-in no hotel e início da exploração da cidade. Axum foi em tempos a capital do Império Axumita e um importante centro comercial da Antiguidade. Hoje, é uma pequena e modesta cidade rodeada de colinas áridas, onde pouco transparece, à primeira vista, o esplendor e a grandiosidade do seu passado glorioso. O tour começa com uma saída da cidade para visitar os túmulos do Rei Kelab e de Gebre Meskel, passando pelo Mai Shum (ou o banho da Rainha de Sabá) e pela pedra do Rei Ezana. Em dias claros, é possível avistar ao longe a fronteira com a Eritreia a partir dos túmulos. Almoço durante o percurso. De seguida, visitará as magníficas estelas - os maiores monólitos do mundo - situadas a norte da praça central moderna. Talhadas a partir de um único bloco de rocha, alguns especialistas acreditam que foram erguidas para assinalar a morte de figuras reais da antiguidade, enquanto outros defendem que teriam uma função astronómica. Em tempos, sete dos maiores obeliscos erguiam-se no Parque das Estelas. O maior deles, com mais de 33 metros de altura, tombou há muito tempo e encontra-se hoje fragmentado. Outro, com 24 metros de altura, foi devolvido de Roma à Etiópia apenas em abril de 2005. A Igreja de Santa Maria de Sião, considerada a mais antiga de África, foi originalmente construída no século IV. O Imperador Fasilidas substituiu-a por uma nova igreja por volta de 1635, ainda hoje em funcionamento e local de culto ativo. A moderna capela ao lado da Igreja de Santa Maria de Sião é tida como o local onde se guarda a sagrada Arca da Aliança, embora ninguém, exceto o sacerdote ortodoxo que dela é guardião, tenha permissão para entrar. O museu anexo, apesar de necessitar de mais recursos, conserva artefactos de grande interesse que retratam a ascensão e queda do Reino Axumita. Transporte ao hotel. Jantar e alojamento.

Após o pequeno-almoço, será transportado para o aeroporto para embarque em voo regular com destino a Adis Abeba. À chegada, visitará a Catedral da Santíssima Trindade, construída em 1945 e conhecida pelos seus magníficos vitrais que retratam cenas do Antigo e do Novo Testamento da Bíblia Sagrada. A catedral alberga também os túmulos do último imperador etíope e da sua família, bem como o túmulo da feminista inglesa Sylvia Pankhurst (atualmente encontra-se em manutenção). Como este dia calha a um domingo, o seu guia sugerirá um passeio de acordo com os seus interesses, nomeadamente para compras. Almoço durante o percurso. Terá ainda um quarto disponível no Ramada Addis para descansar e refrescar-se até ao final do dia. Mais tarde, será novamente recolhido para desfrutar de um jantar de despedida num restaurante cultural, onde poderá saborear a gastronomia tradicional etíope acompanhada de atuações de danças tradicionais do país. Por fim, transporte ao aeroporto (cerca das 21h30) para formalidades de embarque.

Partida em voo regular com destino a Lisboa. Chegada.

Passagem aérea para o percurso Lisboa/Addis Abeba/Lisboa em tarifa especial de grupo;

Taxas de aeroporto, segurança e combustível no valor de € 368 (sujeitas a alteração);

Passagem aérea em classe turística para os percursos Addis Abeba/Bahir Dar, Gondar/Lalibela, Lalibela/Addis Abeba, Addis Abeba/Axum/Addis Abeba;

9 noites de estadia em regime de alojamento e pequeno-almoço;

18 refeições - pequenos-almoços, almoços e jantares, acompanhados de uma garrafa de água. Água engarrafada e refrigerantes incluídos durante as viagens no veículo;

Transfers/Transporte: receção no aeroporto, assistência com bagagem e transporte em veículos confortáveis e espaçosos com ar condicionado, sempre com água engarrafada a bordo;

Visitas previstas no itinerário com acompanhamento de guia local em idioma espanhol;

Acompanhamento durante toda a viagem por um guia Abreu;

Entradas nos monumentos especificados no itinerário;

Inclui serviço de bagageiros no aeroporto e nos hotéis;

Taxas hoteleiras, de serviço e IVA

Seguro de viagem + PVFM.

Passaporte;

Visto para a Etiópia;

Bebidas alcolicas;

Almoços e jantares não mencionados no programa;

Gratificações aos guias e motoristas;

Despesas de reserva por processo e não por pessoa;

Extras de carácter pessoal e tudo o que não estiver especificado como incluído.

Hotéis previstos (ou similares), na categoria de 4 estrelas

Addis Abeba: Ramada Addis

Bahir Dar: Kuriftu Resort & SPA

Gondar: Gondar Hills Resort

Parque Nacional das Montanhas Simien: Simien Mountain Lodge

Gondar: Gondar Hills Resort

Lalibela: Mezena Lodge

Addis Abeba: Ramada Addis

Axum: Atranos Int. Hotel


Notas importantes:

- Estas viagens serão realizadas em grupo privado e exclusivo, com um mínimo de 20 participantes, com acompanhamento de Guia Abreu durante toda a viagem

- Será necessário apresentar uma cópia do seu passaporte no ato da reserva

- As categorias hoteleiras são atribuídas pelos próprios países. Em alguns casos poderão divergir dos padrões europeus

- Por motivos operacionais poderá haver necessidade de trocar a ordem das visitas ou suprimir algumas substituindo-as por outras

- Os quartos triplos na Etiópia são quartos duplos onde é colocada uma cama extra, por vezes mais pequena que as camas normais, sendo esta opção apenas recomendada para alojar crianças ou adolescentes

- Cada passageiro tem direito ao transporte de 1 mala apenas (até 23kg).?


Política de cancelamento

Voos internacionais e domésticos:

Depois de emitidos os bilhetes, a penalização será de acordo com as regras da tarifa reservada


Serviços terrestres:

Até 61 dias antes da partida não haverá gastos (exceto quando existirem serviços não reembolsáveis já emitidos)

Entre 60 e 31 dias antes da partida - penalização de 50% do valor do pacote

Entre 30 dias antes e o dia da partida - gastos totais.

Deseja receber as nossas últimas ofertas?